A Música do filme: Hallelujah (Leonard Cohen) – Shrek

Demorei bastante para chegar a uma conclusão a respeito do que se trata essa música. É uma música linda, que merecia tal dedicação à interpretação.

“Durante quatro décadas, Leonard Cohen foi um dos compositores mais importantes e influentes do nosso tempo, uma figura cujo corpo de trabalho atinge maiores profundidades do mistério e significado conforme o tempo passa. Suas canções já estabeleceram um padrão praticamente inigualável em sua gravidade e alcance. Sexo, espiritualidade, religião, poder – ele implacavelmente analisou os maiores problemas em vidas humanas, sempre com uma apreciação completa de como as respostas podem ser evasivas às perguntas inquietantes que ele levanta. Mas essas questõe e a viagem que ele viajou ao procurar resolvê-las, são a substância em constante mudança de sua obr, bem como as razões pealas quais suas musicas nunca perdem sua força esmagadora emocional.”


É assim que o compositor de Hallelujah é descrito, e elogiavelmente descrito, na biografia publicada pela sony music, em inglês. E a música, acredito que atualmente melhor conhecida pela presença entre a trilha sonora de Shrek, faz parte das mais polêmicas do mundo no que se refere à interpretação.

Fortemente baseada na Bíblia, Hallelujah, fala  de desastres causados pelo amor. Um deles é a História de Sansão e Dalila; o outro tem a ver com o pecado cometido pelo Rei Davi com Bate Seba.

A Bíblia fala que Davi ficou esmagado com seu arrependimento, e a música tenta  inclusive transcrever essa tristeza profunda, quando cita “The King Davi composing Hallelujah“.  No entanto, não há Aleluia no Salmo 51. Mesmo assim a oração de Davi nesse Salmo é um louvor a Deus. Acredito que seja esse o sentido da palavra na canção.

É isso… O erro de confiar em amores enganosos, o esmagamento pelos pecados e o louvor a Deus em arrependimento posterior a ele, belamente expressos em letra e melodia. Considero uma obra literária.

Se enxergarem algo mais, não deixem de dizer… Se discordarem… por favor… não deixem de dizer!

Entender um idioma diferente do nosso é essencial para que possamos expressar nosso ponto de vista acerca dos mais diversos assuntos! Vem aprender inglês com a gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s