Eu Li… O Diário de Anne Frank!

 imagesO Diário de Anne Frank tem sido muito comentado pelo que pude perceber. E de fato, as revisões que li antes de ler livro não deixaram a desejar nos elogios. Os desabafos de Anne são realmente uma fusão de todas as emoções que perpetuam a adolescência. No entanto, não acho que a autora do diário deva ser considerada secamente como grande escritora. 

    É verdade que este era o sonho dela, e naturalmente, Anne tinha todos os atributos para escrever o que quisesse se tivesse conseguido sobreviver. Como é natural em alguém que lê muito, sua forma de escrever era bastante madura, precisa e lógica. Sabia os recursos de fazer o leitor rir e chorar.

    Mas, no diário, Anne falou sobre ela mesma, o que ela sentia… coisas simples, às vezes ilusões, na minha opinião. Mas exatamente o que qualquer adolescente já experimentou… pelo menos até a época em que eu conseguia conhecê-los e perceber às necessidades deles…

    A pedida é ótima, um documento histórico, emocionante, triste, qualquer coisa… Mas antes de tudo, a história de uma vida dentre as milhares  que o Nazismo destruiu…

Eu recomendo especialmente para pais, professores, irmãos mais velhos… Qualquer pessoa que ainda acredite que criança não tem problemas, nem preocupações, nem anseios… Eu tremo de ódio quando ouço alguém exclamar… “Que problema que fulaninho tem?… Maior vida boa!! Só vai pra escola e pronto… Problema tenho eu que tenho que sustentá-lo!” – Tu que pensas assim… já é um grande problema para fulaninho!!

Obviamente é uma história real, e o único que sobreviveu para publicar seu diário foi o pai dela, Otto Frank. Depois que eles foram presos, (leia o livro e você saberá quem são eles), Miep, resgatou as páginas do diário que estavam espalhadas pelo chão do anexo secreto, guardou-as sem ler e depois que Otto foi libertado do  campo de concentração, ela o entregou … Otto não tinha idéia de que sua filha passasse por tudo aquilo e chegou a dizer que é um ótimo instrumento para os pais entenderem melhor os seus filhos.

O YouTube, tem um canal exclusivo para Anne, contendo imagens do anexo secreto, muitos vídeos de comentários do diário, inclusive o que tem tal depoimento de Otto, um vídeo contendo a única imagem em movimento de Anne, e um de Nelson Mandela também falando do mesmo assunto… (lógico)

Se desejar fazer visitas, eu recomendo o site oficial: http://www.annefrank.org/ e o canal oficial no YouTube http://www.youtube.com/user/AnneFrank

Os vídeos estão em inglês… É natural que eu não poderia colocar legenda em todos os vídeos… Mais um motivo para você aprender inglês com a gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s